segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Coisas do nosso Portugal

Já quando era novita ouvia dizer "um mercedes não é para todos" e nisto que hoje no expresso vinha lá esta noticia peculiar..
Deliciem-se:
A C. Santos, um dos maiores concessionários da marca Mercedes no nosso país, impõe regras apertadas aos seus vendedores, de forma a travar a venda de viaturas a indivíduos de etnia cigana.

"a comissão do vendedor é de 50 por cento do valor estabelecido pela tabela de comissões". Quer dizer: vender um carro a um cigano é o mesmo que abdicar de metade da comissão. (será??)

Um funcionário no activo garante que o documento existe e que nunca foi formalmente anulado: "E colegas meus também o viram, não é possível que não se lembrem agora".

Reza assim o dito papel: (com passos a seguir e tudo)
- As propostas de venda têm que ser feitas sem qualquer tipo de desconto.
- As retomas (compras) têm que ser avaliadas suficientemente abaixo do valor de comércio.
- A entrada inicial ou sinal tem que ser no mínimo de 40 por cento do valor do preço de venda ao público.
- Só se aceitam cheques visados.
- A taxa de financiamento tem que ser máxima.
- O prazo de entrega das viaturas novas é no mínimo de seis meses.
- As retomas não podem ser aceites com qualquer tipo de reserva, ou seja, não liquidamos dívidas de clientes a financeiras.
- A verificar-se alguma venda a comissão do vendedor é de 50 por cento do valor estabelecido pela tabela de comissões.

Numas outras lojas, reza assim tb, usam SAPOS

A tradição é antiga e tem uma explicação simples: aparentemente os ciganos têm horror aos batráquios, animal a que associam o azar, a infelicidade e o mal em estado puro. Em lojas com sapos, os ciganos ou não entram ou então não provocam confusão.
Sapos desenhados nas paredes é uma forma de afastar ou expulsar ciganos de uma zona específica. Em Beja os comerciantes recorreram ao mesmo expediente. Na verdade, esta crença está a desaparecer junto da nova geração e só os ciganos mais velhos ainda fogem dos sapos. Mesmo assim, chamar sapo a um cigano é uma ofensa grave, suficiente para começar uma briga.

E pronto, é assim o nosso Portugal, infelizmente o Mundo tb..

1 comentário:

Manitas Del Plata disse...

Mau, será que sou cigano?! ;)